segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Navegar na Magia da Literatura Infantil





" Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem, e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã!"
Margaret Mead, 1968

Qualquer conversa entre adultos sobre literatura, fatalmente, recairá nos best sellers do momento, nos clássicos de gosto, nos autores e autoras deste vasto universo, dificilmente, algum dos ali reunidos se remeterá à literatura infantil e, sem muita dúvida, posso afirmar que não sendo pais/mães ou avós, saberá citar alguma obra e muito menos seu(a) autor(a).

É grande o número de adultos que jogou ao léu suas lembranças de leituras infantis, com exceção dos clássicos que, vira e mexe, estão protagonizando filmes na telinha da TV. Façam um teste com seus conhecidos próximos. Peçam que lhes digam dois títulos de livros infantis que leram e gostaram.Depois me contem por aqui. Quero saber tudinho, tá!

Sem irmos muito longe, podemos nos deleitar aqui na blogosfera com alguns blogs que valorizam esse importante ramo literário e compartilham lindas histórias e bons títulos que servirão como sugestão pra presentes em qualquer data.

Meus netos e netas já estão habituados, pois, junto com o presente vai um livro novo, sempre.Há um mundo rico em descobertas e redescobertas nas páginas da literatura chamada infantil.

Agora, vão boas dicas de visitas aos blogs incentivadores da literatura-infantil:

Nossa amiga, Verena, acaba de estrear um blog novinho, onde cria e compartilha fábulas encantadoras em estilos diversos: o Interagindo com os Bichinhos. 


Uma das protagonistas do ramo, é nossa querida, Chica, que hoje aniversaria.Parabéns, amiga! Que as alegrias sejam sempre tuas companheiras! Muita saúde e bençãos pra ti!
Seu blog, Sementinhas para  crianças é bastante conhecido.



Nesta pequena abordagem, não poderia faltar a nossa escritora-poetisa, Anne Lieri, que transita elegantemente pelos mundos da literatura adulta e infantil.Seu blog: A Menina Voadora está em pausa, mas é recheado de postagens lindas e inspiradoras. Há muito o que explorar por lá.Seu mais recente lançamento: 



Pra começar a arranhar o tema as três dicas já são ótimo começo. Tendo mais referências volto e acrescento, valendo também indicações de vocês.

Pra quem se interessar, posso listar algumas obras no estilo, tá, começando pelas da foto do início da postagem. Recomendadíssimas!

Tentem! Aventurem-se na magia de infância!






13 comentários:

  1. Quem aprecia a literatura infantil, menos carregada, menos brutal, como se costuma dizer, é muito bom.
    .
    Tema: { O que é o Amor? Como o descrever em palavras de poesia? }
    .
    Deixo saudações poéticas
    .

    ResponderExcluir
  2. Que lindo carinho,Calu! Só posso agradecer pelo niver e por estar aqui ,por teres lembrado do sementinhas... Obrigadão!Hoje dia de correrias alheias ao niver, mas da vida! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, queridas amigas!
    Todas citadas merecem destaque e nosso sincero carinho fratenal... sem sombra de dúvida...
    Só faltam as aventuras no mundo dos livros pois conteúdo têm suficiente nos blogs da Chica e Verena... Torço por isso há tempos...
    Sejam as 4 felizes e abençoadas!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, querida amiga Calu
    Que surpresa agradável ver o meu singelo blog por aqui.
    Tenho muito que agradecer o seu incentivo e carinho.
    Deixo um forte abraço e beijinhos mil.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu a literatura infantil é muito útil não só para as crianças, mas para os adultos. Elas trazem metáforas de muitas situações de vida. Na biblioterapia conheci alguns autores que não são conhecidos, mas que trazem até com ilustrações muita sabedoria. Amei seu post e a referência as nossas queridas amigas. bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu,
    Eu adoro esse livro: A Flor do Lado de Lá...
    Sou suspeita prá falar, a-do-ro ler!!!
    Vou visitar os blogs que indicou
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu
    Eu amo esse universo infantil e nem poderia ser diferente pois trabalho com crianças que amam essa fase de fantasia e poesia. No meu blog "Livros e leituras" eu compartilhava meus poemas e contos para crianças. Hoje está desativado pois a falta de interesse e de leitores deixou-me completamente desmotivada. Quem sabe um dia eu volte a escrever para os pequenos
    Linda a sua iniciativa incentivando a leitura de livros para crianças
    Beijos e dias felizes

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Calu.
    Leio muita literatura infantil ou não tivesse eu 3 netinhos ,um com 12 anos,a menina com 6 e o mais novinho com 4.
    Sempre comprei livros para os meus filhos e continuo a fazer o mesmo com os netos.
    ótimas sugestões os três blogues que sugeriu.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Por aqui, as prendas não são acompanhadas de livros. Na maioria das vezes, os livros são as prendas que o pequeno explorador aguarda com ansiedade. E ergo as mãos ao céu por isso. Talvez por isso possa recomendar um ou dois títulos da literatura infantil... "A Flor vai ver o Mar", de Alves Redol e "O paraíso são os outros" de Valter Hugo Mãe, duas gerações diferentes de autores portugueses, mas com talento intemporal.
    Beijinho querida Calu
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  10. Calu, voltei pois agorinha vi teu lindo e tão querido, carinhoso comentário lá! Não sou tudo isso não.Sou cheiiiiinha de falhas, erros,etc.etc.etc.rs...
    Mas vamos tentando acertar os passos e sempre procurando um jeitinho de apesar de tudo levar a vida com alegria... Vamos que vamos! beijos, obrigadão,chica

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Calu,
    Um artigo muito interessante pela importância do tema.
    Apesar de não ter netos, tenho apenas um sobrinho neto de três anos, sempre investi em literatura infantil para os meus filhos e já ofereci livros a este meu pequenino. Ainda hoje o livro faz sempre parte dos meus presentes.
    Adoro receber e oferecer livros.
    Citou três boas amigas que se interessam por literatura infantil e de momento não me recordo de mais ninguém.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu, adorei sua gentil visita, que tema bom vc abordou por aqui, presentear os pequenos com livros infantis, é um ótimo incentivo, não tenho netos pequenos, mas tenho um da minha vizinha de 2 anos que adora livros e já presenteei "O Peq Príncipe e Eufonia," ele adorou as imagens , e leio pra ele , fica atento ,,,é lindo de se ver!

    Tenha uma tarde feliz!
    Bjss1

    ResponderExcluir
  13. Uma postagem muito pertinente, Calu!
    Dado que hoje em dia, noto que tantas crianças estão trocando a leitura, pelo desmesurado tempo dedicado a jogos virtuais... e com a conivência dos pais... Enfim!... Sinais da involução dos tempos... em que me parece que a tecnologia, parece ajudar a baralhar prioridades, e a fazer regredir valores... bem como a socialização...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!