sexta-feira, 1 de julho de 2016

Belezuras do meu jardim









Comemoro cada florescer das minhas mimosas.Acho que essa é uma espécie de orquídea, acho, não pesquisei direitinho sobre o assunto, somente aprecio contente seu lindo florescer; que me remete a tempos atrás, em data similar, quando ganhei de um aluninho um arranjo de orquídea única e linda.
A princípio ornamentava a mesinha de canto na sala.Com o passar dos dias fui vendo que a flor se ressentia começava a enrugar as pontas, se encolhendo. Corri pra consultar as vizinhas sabidas, as " Googletes" de antigamente, ( quem não teve uma?) sobre o que fazer pra salvar minha orquídea. Conselhos aos montes e providências imediatas.Comprei um suporte alto , transferi-a prum xaxim, reguei-a com uma solução de soro caseiro bem suave e, voilá, a florzinha se renovou em brotos e mais lindinhas nasceram viçosas. Depois dessa floração apressada, levou quase um ano pra reflorir, mas o fez com esplendor todos os anos subsequentes.Houve vezes que floriu duas vezes no ano. Ela enfeitou meus dias durante uns oito anos, mas daí a vida deu suas voltas e nos mudamos para o Rio/ Niterói.Ela não suportaria a viagem. Embalei o vaso num celofane bem enlaçado e dei-a de presente a uma amiga querida.Sei que por lá ela foi bem tratada e correspondeu em beleza e vida pra nova família.

Agora, dispondo da terra-chão volto a ter mais essa convivência bonita; Dádiva!


Aqui, outras belezuras do meu jardim.





* A querida, Maria Luiza, veio em comentário esclarecer minha dúvida.As lindas pequenas da primeira foto são íris brancas, também conhecidas como flor-de-lis.Olhem só, que encanto, tenho uma florada de origem simbólica.Isto é o máximo:)
Obrigada Maria Luiza!




¨¨**¨¨**¨¨



14 comentários:

  1. Que lindas tuas flores e também fico feliz com cada uma que desponta! Moro em apto, mesmo assim elas aparecem! Que bom teres esse contato chão, terra e vê-las sorrir! bjs, lindo JULHO! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Calu!
    Sempre temos uma bela flor em nosso lar, a começar por nós e, depois, pelas demais que florescem pelos cantos onde nós arranjamos um jeito de tê-las...
    As suas são lindas!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  3. Calu, que lindo está teu jardim, que beleza as flores!
    Eu nasci desprovida de qualquer aproximação cuidadosa, de cultivo com as plantas.
    Apenas sei admirar e acho de uma delicadeza quem sabe cultivar um jardim, saber quando podar, regar, deixar aos cuidados da terra!
    Ah... as googletes do passado! Quem não as conheceu?!
    Isso me fez lembrar dos conselhos que minha mãe recebeu para cuidar de suas samambais: diluir comprimidos de anticoncepcionais para regá-las. Sobreviveram as coitadas!
    Adorei passear por este jardim. Que ele sempre floresça!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ter espaços para as plantas é muito bom. Morei em casa por muito tempo e com canteiros e vasos desde a infância e depois em minha própria casa. Hoje, em apartamento tenho poucas e nem todas se desenvolvem. Asa suas estão lindas. Cultivar plantas e propiciar beleza ao entorno. bjs

    ResponderExcluir
  5. Calu,

    Ela é muito bela. As plantas gostam de cuidado e amor. Você deu tudo isso. Ela reviviveu e florecesceu em agradecimento.
    Lindas as flores do seu jardim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Calu, coincidentemente acabei de escrever a uma outra amiga dizendo que os jardins são expressões de nosso afeto e memória. Nele reproduzimos o que amamos na infância, em algum momento da vida. Você comprova o que penso neste post.
    Lindas imagens!

    ResponderExcluir
  7. Eu quis muito essa íris e consegui. Amo! Acho-a perfeitamente uma orquídea, mas não é . É conhecida também como flor-de-lis e existe em variadas cores! Essa como a minha é a íris branca. Eu também a tenho em azul, mas o pé tem as folhas enormes. Elas me encantam! Beijinhos, Calu!

    ResponderExcluir
  8. Que lindas as tuas flores Calu
    Fiquei encantada com as belezas do seu jardim
    Uma semana linda
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu, que delícia ter um jardim! Suas plantas estão lindas!
    sim, a primeira é a íris, uma das minhas preferidas...
    Eu tenho muitos vasinhos na janela da sala, ervas aromáticas e algumas flores, mas um dia terei um jardim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Suas flores são lindas pois são amadas!
    Correspondem o amor com beleza!
    Uma verdadeira pintura!
    Por vezes temos que aprender a cuidar para que o resultado
    seja assim: belezuras de um jardim!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Calu,
    As flores por cada brotinho florido que nos oferecem fazem de nós as pessoas mais felizes do mundo. Também sinto assim. As suas são lindas.
    Maria Luiza é eximia no tratamento das flores do seu jardim (sabe o nome de todas) e como ela se regozija quando uma flozinha desponta. Moro em apartamento e tenho um recanto pequeno numa varanda que depois de pinturas pretendo melhorar. É tão bom ao acordar e ter ali um pouco de cor e da nossa sensibilidade.
    Um beijinho e optimo dia.
    *tb desisti de um pretenso casaquinho*. Acho que a lã vai virar outra coisa que ainda vou pensar;)).

    ResponderExcluir
  12. Olá, Calu, gostei muito da sua história! Orquídeas não são minhas flores favoritas, mas ainda assim, cada espécie tem beleza (e cuidado) peculiar. Com minha coleção de bonsais aprendi a ser paciente, pois essas pesquisas são fundamentais para conhecermos as necessidades de cada plantinha.
    Eu achei linda suas fotos! Gosto muito do apartamento onde moro, mas o passar dos anos e as mudanças internas me fazem sentir falta de um pouco de terra-chão para plantar e cuidar de belezuras como as suas!
    Adorei o post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Q lindo jardim! As flores embelezam nossa existência. Amo orquídeas e primaveras. Muita paz!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Calu!
    Linda essa flor - e eu, também apaixonada por flores =)
    E que lindas memórias você tem de suas amadas flores - faz-nos bem ter o baú de nossa vida recheado com essas pérolas pequeninas, mas tão grandes em história emocional.

    bj amg

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!