sexta-feira, 20 de abril de 2012

2012 - Ano de Portugal no Brasil


Foto minha

Em meio à lida do dia, descobri que 2012 é o ano de Portugal no Brasil.Gente,fiquei passada com minha ignorância do fato.Como é que pode? Logo eu, neta de portugueses( aliás como grande parte dos brasileiros).

Nada justifica meu desconhecimento do evento.Ainda bem que é abril e tenho os demais  meses para curtir as celebrações que vem por aqui.Minha ligação com a cultura lusitana perpassa minha herança genética e alcança meus sentimentos de admiração e identidade.

Meus avós legaram muito dessa cultura em nossa convivência, principalmente na culinária,pois,cozinhavam divinamente e as datas religiosas passávamos todos em sua casa, donde recendia o aroma do bacalhau ao forno, dos bolinhos de bacalhau, do panetone salgado...e enquanto preparava esses quitutes deliciosos, minha avó cantarolava:" È uma casa portuguesa,com certeza,è com certeza, uma casa portuguesa!!"


Ouvi Amália Rodrigues no seu toca-discos, descobrindo os tristes lamentos do fado português em suas letras românticas.Sabia dar uns passinhos do Vira, que ela tentava nos ensinar, à nós,os oito netos, mas só as meninas se interessavam em aprender.Cantava o tiro-liro-liro enquanto a ajudava a por a mesa.Eu era a neta mais velha e me cabiam alguns destes pequenos afazeres nas reuniões familiares.Ficava tempos lendo no sofá da sala debaixo do quadro do mapa de Portugal e às vezes me perdia por aqueles desenhos, me imaginando em cada lugar do país.

O carinho e o interesse pela terra e pela gente portuguesa sempre esteve comigo.No ano de 2005, houve uma interessantíssima exposição sobre cidades portuguesas, aqui no MAC.Criaram espaços lindos com painéis de fotos de algumas regiões produtoras de Portugal, onde os visitantes caminhavam por sobre passadeiras plásticas dos mapas dos lugares em questão e apreciavam as fotos, alguns produtos, trajes típicos, relíquias e curiosidades.A interação era total.

Em 2008, tive o privilégio de conhecer ao vivo e em todas as suas cores, Lisboa e arredores, me encantando com cada pedacinho de vida e de história que via ali registrado. E nas asas da imaginação enxergar meu avô em uma ou outra esquina em meio a um papo numa roda de amigos. Levar minha avó pela mão através do Chiado, da Alfama, da Baixa,e por todos os demais bairros da capital.Saboreei delícias da minha infância, visitei os encantos da cidade.

Senti, respirei, ouvi e cantei as belezas e delícias da terra de meus avós e, pretendo regressar para estender os passeios por este lugar de minha história.Por hora, estarei atenta às celebrações que trarão um pouco de Portugal até nós.

13 comentários:

  1. O "ano de Portugal" no Brasil já começou; mas, ainda, espero pelos eventos, pela matéria, prática. Cadê? Estou ansioso!

    Abração,
    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  2. Calu
    Sabia que tinha muiiiiiiiiiiiita mais coisa que nos ligava.
    É o sangue português.
    Tua postagem me levou pra lá. Me senti da família. Para mim Portugal é uma grande família que se espalhou pelo mundo e quando há a oportunidade de se juntar uns tantos, é só festa.
    Muito fado, muito vinho, muita batata aos murros, muito riso.
    Quanta saudade!!!
    Fui lá prá aliviar a minha, mas..........tô que nem criança que quer mais doce, mesmo ainda lambuzada.
    ...suspiro...

    Beijinhos minha querida e um final de semana repleto de paz.

    ResponderExcluir
  3. Que bom, também não sabia! E logo eu, que sou de Portugal e nunca deixei de difundir a sua cultura.
    Peço que vá divulgando as iniciativas culturais de Portugal aí no Brasil. Estarei atenta. Muito obrigada e abraços.
    Lelé.

    ResponderExcluir
  4. É legal que hajam essas iniciativas pois os laços entre nós são muito fortes. Eu não tenho parentes, mas tenho muitos amigos por lá! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Amiga!
    Hoje em especial
    Parei um pouquinho
    Para trazer o meu carinho.
    E apenas lhe dizer muito simplistamente,
    Muito Obrigado!
    Obrigado por tudo, que Deus esteja sempre com você hoje e sempre e sempre...
    Com todo o meu carinho o meu grande Abraço.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  6. Uma linda terra viu!! Passando para desejar um fim de semana bem feliz e doce!! Bjs flor!

    ResponderExcluir
  7. Calu, que delícia ler isso!!! tenho amigas e amigos virtuais portuguesas que gosto muito e Portugal é terra linda! Bacana você conhecê-lo in loco. Eu conheço por e-mail. Grande abraço! Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Querida Calu,

    Encantada com seu texto que me fez viajar até a casa de meus avós, onde meu bisavô me contava as histórias da terrinha tão amada e onde aprendi a amar Portugal como se minha terra fosse.

    Bjssssssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. ohohohoh Também não sabia!! Bora consertar isso! Por aqui não vi programação nesse sentido, pois todos os anos temos na cidade uma festa portuguesa, já que por aqui a metade é lusitana! Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Caluzinha do meu core!
    Tbm sou descendente de portugueses e muito me orgulho disso.
    Esse seu post me fez lembrar da época da facul (Letras) onde estudei os autores portugueses e minha professora nos fez ficar encantados por Portugal tbm.
    :)

    bjos de luz e carinho na bochecha.

    ResponderExcluir
  11. Ora pois, pois, amiga Calú, eu cá também não estava a saber disso!
    Também tive lá uma avó portuguesa e um vô italiano, adoro esta minha ancestralidade e tive o enorme prazer de lá estar há dois anos e sentir de perto o quanto aquele povo é amigável conosco.
    O MAC bem poderia reprisar esta amostra, anda tão paradinho não achas?
    Portugal é divino e um sonho seria poder morar por lá uns bons anos da minha vida. quem sabe né?!
    E falando em bacalhau, amanhã vou fazê-lo com grão de bico. Só não sei se vai ficar apetitoso, ando bem desgarrada à cozinha.
    um grande abraço e um ótimo feriadão por aí.

    ResponderExcluir
  12. Calu

    Amei te ler falando de Portugal.
    Deu uma vontade danada de fazer bacalhoada.
    Um lindo feriado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por divulgar, Calu. Tenho feito posts sobre esses eventos, como o da França e da Itália.
    Começa em setembro o de Portugal, né?
    Também estive em Portugal em 2008 e fiquei encantada com tudo. A riqueza cultural, andar de bondinho, os pastéis de Belém, a capela dos ossos, o Palácio de Sintra, o bacalhau com natas, a queijada... Tudo muito lindo e gostoso.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!